Para não ter problemas na hora de descolorir os fios é necessário que você entenda de fundo de clareamento, que é o resíduo da cor natural dos fios e que define a tonalidade.
Postado por Williana Bedran
O fundo de clareamento é a pigmentação natural do cabelo e que influenciam em todos os procedimentos. Existem 10 fundos de clareamento diferentes e que exigem cuidados especiais.
São Eles:
Preto azulado
Preto
Castanho escuro
Castanho médio
Castanho claro
Loiro escuro
Loiro médio
Loiro claro
Loiro claríssimo
Loiro muito claro
Fundo de Clareamento Versus Água Oxigenada
Veja a seguir os volumes certos para cada cor de cabelo:
Para cabelos pretos azulados e pretos usa-se água oxigenada de 40 volumes para reduzir de 3 a 4 tons;
Para cabelos castanhos escuros, médios e claros, usa-se água oxigenada de 30 volumes para reduzir de 2 a 3 tons;
Para cabelos loiros escuros, médios e claros, muito claros e claríssimos usa-se água oxigenada de 20 volumes para reduzir de 1 a 2 tons;
Neutralizam o Fundo de Clareamento
Veja abaixo, quais são as cores que neutralizam os fundos de clareamento:
Preto azulado – vermelho
Preto – vermelho
Castanho escuro – vermelho
Castanho médio – vermelho
Castanho claro – vermelho alaranjado
Loiro escuro – alaranjado
Loiro médio – alaranjado
Loiro claro – amarelo
Loiro claríssimo – amarelo claro
Loiro muito claro – amarelo muito claro
Tinturas e o Fundo de Clareamento
As tinturas vão desde o volume 0 ao 10, se uma pessoa tem o cabelo castanho claro e quer ir para loiro claro, é necessário usar tintura com o volume 8 que é um amarelo próximo do dourado e que vai deixar as madeixas com uma bege ou amarronzado. Então, para chegar ao loiro claro é ser resolvido com a aplicação de tonalizantes frios e acinzentados.
A questão é bem simples, os cabelos que ficaram acinzentados, e ou, chumbados provavelmente estão na altura dos loiros baixos como escuro ou médio, e neste caso o ideal é fazer uma coloração nos fios, tonalização em tons de vermelho ou cobre dependendo se o fio ficou mais azulado ou mais esverdeado.
Já em relação aos claríssimos que ficaram meio verde claro, que esta com uma cor estranha que não seja o cinza, pode ser feita uma lavagem clareadora (shampuzada) e tonalizar os fios em um tom de dourado mais escuro que as mechas onde final fique o bege, explicando que o bege é o resultado do amarelo + verde.
Às vezes acontece de confundirem o alaranjado com o amarelado nos tons claros, aí por óbvio quando vão corrigir o suposto alaranjado com o acinzentado o cabelo fica chumbado ou esverdeado.
Para promover o fundo de clareamento depois da coloração é necessário o processo de matização, aplicando shampoo ou creme hidratante e matizar as nuances amareladas.
0 comentários