cabelos

Luzes e Mechas! Matéria Completa

09:02


• Antes de fazer luzes ou mechas no cabelo, veja se seus cabelos estão saudáveis – se a resposta for questionável, faça antes uma hidratação ou uma restauração para que o cabelo não seja danificado durante o processo – pode ser uma hidratação caseira inclusive.

• Atualmente o descolorante é indicado apenas quando se quer deixar o cabelo loiro platinado.

• É fundamental tratamentos de beleza que cuidam do cabelo após luzes ou mechas, realizar hidratações periódicas (quinzenalmente, por exemplo) para manter os cabelos saudáveis através de cuidados importantes.

• Para acertar nas mechas o melhor é não exagerar na primeira vez, tirar o fundo natural do cabelo.

• Para as mechas ou luzes durarem mais, retoque a raiz a cada dois meses e use produtos para cabelos coloridos. Um exemplo é linha da ( acquaflora, kert, skafe, l'oeral ) para cabelos quimicamente tratados ( são ótimos ).

• As luzes são uma opção para quem quer ficar loira aos poucos, com o decorrer dos retoques, outros fios vão ficando mais claros também.

• Quando os cabelos estiverem em sua maioria loiros, existe a opção de luzes reversa, onde os fios serão coloridos para um tom mais escuro.

• Cuidado quando pretender deixar o cabelo no estilo surfistinha – O estilo combina apenas com loiras de pele bem clara.

• É preciso tomar muito cuidado ao usar nuances como o cinza. Se a intenção é mudar de cor ou apenas colocar reflexos nos cabelos, como tonalização, fique num tom de 2 numeros para mais ou menos da cor de seus cabelos. Isso ajudará a não cometer erros muito graves.

• Quando o cabelo não tem pigmento, que é o caso dos cabelo louros claríssimos e brancos, esses cabelos absorvem a coloração muito rápido, o que pode acabar ocasionando nisso, um cabelo verde ou "chumbado".

• MECHAS, LUZES OU BALAYAGE?
Difícil entender a diferença entre reflexos, luzes , mechas ou balayage. Esses procedimentos são parecidos, mas eles ultilizam técnicas diferentes. Portanto, na hora de escolher um método, procure o mais indicado para obter o efeito desejado.

Luzes : são feitas na touca e são ideais para clarear mais uniforme o cabelo.

As mechas : são mais largas feitas com papel alumínio. Sem o papel, pode manchar o resto do cabelo, pois a tinta escorre. 

O reflexo : é muito parecido com as luzes sendo que o clareamento ocorre em maior porcentagem dos fios.

Já a balayage : não é feita na cabeça inteira, só na parte superior ou nas têmporas,variam entre finas e largas, de dois à três tons.

• Mechas Californianas : são as mais procuradas, as mechas restritas às pontas dos cabelos. Sucesso desde o verão passado, esta técnica é inspirada nos surfistas californianos e o objetivo é simular um cabelo “queimado” de sol.
É uma boa opção para o final de ano pois não precisa de retoque e danificam menos os cabelos.
O segredo é não variar muito a cor da mecha em relação ao tom atual do cabelo, para que o efeito seja natural.

Cabelo Loiro escuro - mechas loiro médio a loiro claro 
Cabelo castanho – mechas cobre, caramelo ou mel.
É evidente que esta dica é para quem quer naturalidade no look.

• Mechas Stongs : são as mechas bem marcadas, normalmente largas e evidentes. São aplicadas da raiz às pontas. São ideais para dar um tom de rebeldia e ousadia ao look. Ideais para cabelos não volumosos.

• Prancha : a técnica chamada de prancha permite que a cliente escolha a dimensão das mechas largas ou finas e a semelhança com uma das duas outras técnicas, reflexo ou luzes. "Mas a prancha somente pode ser feita no cabelo natural, o chamado cabelo virgem, que não recebeu nenhum outro tipo de tintura para que o processo seja bem feito e o cabelo não fique manchado ".

• Mechas invisíveis : são mechas finíssimas, feitas somente no topo da cabeça desde a raiz até as pontas do cabelo. 
Por serem bastante discretas, também são chamadas de mechas invisíveis. Elas se misturam à cor de fundo do cabelo e o efeito fica bem natural.
Fica bem tanto para loiras como morenas sendo que as loiras devem optar pelas mechas camomila e platinadas e as morenas, tons como caramelo e dourado para iluminar os fios. 
Para deixar as mechas mais bonitas e valorizar o efeito, a dica é fazer um corte de cabelo repicado, com fios desestruturados e a franja mais grossa. Esse estilo dá mais movimento para os cabelos e destaca ainda mais as mechas invisíveis.

• Cada cabelo tem o seu potencial de clareamento e exige um volume diferente de OX e um tempo diferente de espera. 
Quanto mais escuro o tom do cabelo, maior a volumagem do OX e maior o tempo de espera para que o processo de clareamento atinja o ideal. 
Não existe um tempo exato. Cada cabelo tem o seu e o processo tem que ser acompanhado e verificado no olho.
Mas é importante ressaltar que este processo é super delicado, tem que ser acompanhado de perto e com freqüência por um profissional até atingir o tempo ideal. Não permita que auxiliares do cabeleireiro acompanhem este processo. 
O excesso de tempo do fio em contado com o produto pode quebrar todo o seu cabelo. 
E quanto maior a volumagem do OX, maior o perigo.
Após despigmentar os fios, lava-se o cabelo e faz-se a neutralização ou matização, que é quando o cabeleireiro aplica um segundo pigmento para ser absorvido pelo cabelo, neutralizar a cor que ficou e criar uma nova cor. Este processo define a cor final do cabelo. Isso normalmente ocorre no lavatório. 

Os neutralizantes são basicamente de três tipos:

Irisados, acinzentados ou esverdeados. 
Ficou dourado, irisado nele. 
Se o problema for o cobre, a saída é um neutralizante cinza. 
Os cabelos loiros, assim como os brancos, tendem a amarelar com o tempo. Isso porque sua cutícula está aberta e com isso absorve o shampoo, o condicionador e todos os outros produtos que você aplica no cabelo. E isso interfere na sua cor.
O ideal é dar manutenção com shampoos e condicionador antioxidante ( cinza ou violeta ). 

• IMPORTANTE:
- Toda química danifica os fios, portanto, você precisa estar ciente de que precisará cuidar muito mais das madeixas;
- O retoque de raiz é complicado. Não é simples colorir apenas a parte crescida da raiz. Muitas vezes o cabeleireiro opta por fazer mechas largas exatamente para facilitar o retoque. Fique atenta! Lembrando que, no caso das suas mechas serem finas, o retoque fará você sair mais loira do salão, pois é praticamente impossível retocar exatamente o mesmo fio crescido. Além do que fará você ter uma dependência enorme do salão, devido a diferença de cor na raiz cada vez mais evidente. 

You Might Also Like

0 comentários

VAI GOSTAR :