Boa tarde amoras, post de hoje e sobre o uso do Bicarbonato de sódio e vinagre na lavagem dos cabelos no lugar do shampoo, vamos aos detalhes sobre cada um como agem.
Como eles funcionam
O bicarbonato de sódio age na remoção de gorduras e deixa os fios livres da oleosidade. Porém, como seu pH é alcalino, ele acaba abrindo as escamas dos fios. Aí que entra o vinagre na equação, com ph ácido, para ajudar a fechar as cutículas e manter os fios saudáveis e mais brilhantes.
Mas o motivo principal da troca do xampu industrializado pelo caseiro é que, teoricamente, a primeira alternativa conteria substâncias cancerígenas responsáveis pela higienização dos fios, como lauril sulfato de sódio, lauril éter sulfato de sódio, lauril sulfato de amônio e lauril éter sulfato de amônio, também chamados de tensoativos.
O porém
A alternativa com bicarbonato e vinagre não é a melhor opção para a lavagem dos fios. A gordura é dissolvida na mistura de bicarbonato de sódio e água, então essa pequena parcela da sujeira será removida, mas as impurezas de outras origens como poluição e resíduos de produtos, que não são solúveis em água, vão continuar no couro cabeludo e no cabelo.
Se usada todos os dias, em longo prazo essa mistura pode deixar o cabelo com grande acúmulo residual, trazendo como consequência descamação e em seguida queda e ressecamento dos fios. Já os xampus industrializados, além dos detergentes, também contam com fórmulas enriquecidas por nutrientes que fortalecem e hidratam, específicas para cada tipo de cabelo.
0 comentários