Primeiramente, é necessário entender porque essas pontinhas aparecem e o que elas são. As pontas do cabelo são extremamente mais suscetÃveis a danos do que o resto do cabelo. Se você faz quÃmica, por exemplo, enquanto sua raiz recebeu uma, no máximo duas vezes um produto, sua ponta já recebeu dezenas de vezes.
Os cabelos são formados basicamente por uma proteÃna denominada queratina. Milhares de placas de queratina sobrepostas em espiral formam longas cadeias que são os nossos fios de cabelo.
Ao romperem essa parte fragilizada do cabelo costuma gerar um outro problema, a Trichoptilosis, ou como é bem conhecida, ponta dupla.
O problema é quando isso é feito "sem querer". Agressões do dia a dia (calor - sol, água quente, secador, chapinha; atrito - presilhas, escovação) e produtos quÃmicos (tinturas, alisamentos, shampoos e cremes) podem modificar essas intereções que unem as cadeias de queratina. E isso pode gerar danos irreversÃveis, Além disso, recebem pouca ou nenhuma oleosidade natural.
Um desses casos é quando se eleva muito o ph do cabelo (comum em quÃmicas), fragilizando demais a fibra capilar e formando os pontinhos brancos (problema capilar denominado Trichorrhexis nodosa). Esse pontinho são tão frágeis que o atrito - movimento no travesseiro, escovação ou você puxando mesmo - faz com que eles se rompam).
Qual a solução?
Tesoura nelas, tratamento é a base de produtos anti-oxidantes, cremes ácidos e vitamina E, o tratamento necessita de pelo menos 5 seções, é claro que tudo depende de cada cabelo.
Seu cabelo tem poucos pontinhos brancos ou pontas duplas - prevenir. Isso quer dizer que você tem que ter cuidados diários com seus cabelos.
E esse cuidados incluem:
- Use leave-in e séruns com filtro solar. faça disso um hábito para seus cabelos e para sua pele.
- Evite escovar o cabelo com "violência". Comece a desembaraçar sempre das pontas para o topo.
- Evite o uso de secadores e chapinhas. Mas caso seja inevitável, utilize protetores térmicos.
- Mantenha seus cabelos hidratados e nutridos. Dessa forma eles respondem de maneira mais suave às agressões.
0 comentários